Alunos do GDV desenvolvem projeto pioneiro

Alunos do GDV desenvolvem projeto pioneiro

Projeto intitulado Inventura – a Arte de Inventar” será aplicado no GDV através de uma nova aprendizagem de programação desenvolvida pela BBC de Londres, em parceria com MIT (Massachussetts Institute of Tecnology).

Equipe de educadores responsável pela execução do Projeto Inventura no GDV.

Você sabe o que é Educação 4.0? É um campo da Educação que começa a responder às necessidades da “Indústria 4.0” ou da também chamada quarta revolução industrial, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos.

Para torná-la possível em nosso país, a Positivo Tecnologia trouxe para o Brasil o Projeto Inventura – a Arte de Inventar. O Inventura é um programa de Educação 4.0 que ajuda preparar os alunos do Ensino Fundamental a compreenderem e atuarem em um mundo em constante evolução! A solução utiliza a linguagem de programação, o BBC micro:bit, uma pequena placa programável criada pela BBC de Londres, em parceria com a MIT, concebida para ativar o interesse por tecnologia, invenção, empreendedorismo buscando promover a cultura maker e ajudar uma nova geração de inventores em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – STEAM.

Para realizar as atividades, os alunos fazem uso do BBC micro:bit (acima) como ferramenta individualizada  de aprendizagem (cada aluno com o seu material) que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e possibilita a realização de infinitas ideias.

Reconhecido pela seriedade no desenvolvimento de seu trabalho educacional e pelo vanguardismo que lhe é característico, o Colégio Guilherme Dumont Villares foi convidado pela Positivo Tecnologia Educacional, como Escola Referência, para aplicação pioneira do Projeto Inventura.

Incialmente, o projeto terá sua aplicação no 6º ano do Ensino Fundamental II, tendo sido apresentado aos pais em reunião realizada no dia 20 de março nas dependências do colégio.

Na ocasião, a Diretora de Ensino, Prof.ª Angela Reda Perez Fonseca (foto) explanou sobre a importância do desenvolvimento das habilidades e competências essenciais ao trabalho e na vida no século XXI, abordando aspectos como: o desenvolvimento do espírito crítico e a solução de problemas, a criatividade e a inovação, a comunicação, a colaboração, o letramento informacional, a flexibilidade/ adaptabilidade, a iniciativa, o auto direcionamento da produtividade, o senso de responsabilidade dentre outros…  Segundo a Prof.ª Angela, “com o trabalho do Inventura os alunos do GDV terão a oportunidade de adquirir habilidades essenciais dentro da Educação 4.0.”

Aplicado como atividade nas aulas regulares pelos professores de Matemática, Artes e Ciências (Robótica), o projeto contará com 24 intervenções ao longo do semestre e terá no professor um verdadeiro mentor, orientando os alunos a aprender através da resolução de problemas e situações reais utilizando a linguagem de programação como ponto de partida. Com o Inventura, o aluno terá a possibilidade de continuar o aprendizado onde estiver. Segundo a Prof.ª de Matemática, Fernanda Beyer, “o projeto desenvolve inúmeras habilidades pertinentes a minha disciplina e a toda organização curricular da área das Ciências.”

Projetos que preparam para a vida

No Comments

Post A Comment