Alunos têm curso de Finanças Pessoais

Alunos têm curso de Finanças Pessoais

Em parceria com a ESPM, colégio oferece curso de finanças pessoais e planejamento financeiro para estudantes da 1.ª série do Ensino Médio.

Prof. Paulo Pascoal, da ESPM, em aula do curso de Planejamento Financeiro e Finanças Pessoais para alunos da 1.ª série do Ensino Médio.

Você já deve ter ouvido falar que “quem guarda tem”. Pois é, esse dito popular tem tudo a ver com planejamento financeiro e finanças pessoais e é no período da adolescência que devemos plantar valores importantes no trato do dinheiro e das finanças. É nesse momento que os pais ou responsáveis devem ensinar corretamente os princípios do manejo das finanças, para que problemas futuros sejam minimizados.

Foi pensando nisso que o Colégio Guilherme Dumont Villares, em parceria com a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, ofereceu aos alunos da 1.ª série do Ensino Médio um curso de Finanças Pessoais.

O objetivo do curso, ministrado pelo professor Paulo Pascoal, da ESPM,  foi apresentar aos estudantes conceitos fundamentais de economia, planejamento financeiro e de investimentos, oferendo ao estudante uma reflexão crítica sobre oportunidades que o planejamento financeiro propicia para acumulação de patrimônio.  Além disso, abordou temas da matemática financeira que estão dentro da organização do currículo de Matemática do Ensino Médio.

Ao todo, foram realizadas 6 intervenções onde os alunos tiveram contato com elementos básicos de finanças pessoais, conceitos da macroeconomia, como Inflação e Juros, visão da matemática financeira como custos de oportunidade, rentabilidade e financiamentos, investimentos em ações, títulos públicos e fundos e, por último, planejamento financeiro, conciliando consumo e patrimônio.

Para a Profª. Fernanda Beyer, de Matemática, os ganhos foram muitos em termos de aprendizagem de conceitos econômicos e matemática financeira. Para ela, é sempre importante apresentar a matemática na vida real e mostrar que sua formação escolar é acima de tudo, uma formação de um cidadão que deve ser crítico e consciente no que se refere ao seu planejamento individual e quanto ao consumo.

No Comments

Post A Comment