Capacitação Profissional

Formação continuada e qualificação docente

Professora do Colégio GDV com alunos

Formar professores que reflitam criticamente sobre o seu pensar e o seu fazer docente

Tornando-os produtores de conhecimentos que conduzam para mudanças significativas na sua atividade profissional. Esse é o fundamento do programa de formação continuada e reciclagem de docentes implementado pelo Colégio Guilherme Dumont Villares. Hoje, a reciclagem profissional, por meio de cursos, palestras, workshops ou seminários, é sem dúvida indispensável para os educadores.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, os professores têm ao seu dispor programas de formação continuada que incluem jornadas de reciclagem, cursos de especialização e oficinas de formação em diversas áreas voltadas à qualificação profissional, habilidade interpessoal e desenvolvimento cognitivo.

Esse programa de qualificação profissional traz consigo

A compreensão de que a educação é um processo que se estende por toda a vida, um processo em contínuo desenvolvimento onde a escola deve auxiliar seus profissionais a participar ativamente do mundo que os cerca, incorporando tal vivência no conjunto dos saberes de sua profissão. A reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e a permanente construção da identidade docente são aspectos fundamentais da proposta de formação continuada aplicada pelo Colégio Guilherme Dumont Villares em suas mais diversas ações.

Aula de Inglês - Memory Game

Política de Valorização e Profissionalização dos Recursos Humanos

Alunos do colégio GDV em sala de aula

O processo de seleção e contratação dos profissionais

Envolvidos na ação educativa do Colégio Guilherme Dumont Villares obedece criterioso dispositivo legal (Artigos 61, 67 e 87 da Lei Federal 9394/96). Cremos indiscutível o fato de que o desempenho dos alunos nos remete diretamente à necessidade de considerar a formação do professor e as condições materiais e culturais que dispõem os profissionais de educação no que se refere a recursos permanentes, materiais de consumo e, especialmente, bibliotecas, laboratórios, salas de estudos, jornais, revistas, filmes, computadores para consulta (Internet) e aprimoramento de sua prática educativa.

Pensamos que além de uma formação inicial consistente, é preciso considerar um investimento educativo contínuo e sistemático para que o professor se desenvolva enquanto profissional de Educação.

O conteúdo dessa formação precisa ser revisto permanentemente

Para que haja possibilidade de melhoria do ensino. Inúmeras são as ações empreendidas neste Colégio no sentido de Reciclagem Permanente dos profissionais envolvidos no processo educativo. Ao iniciar cada ano letivo, acontece uma Reciclagem Intensiva de 5 (cinco) dias, onde se reflete criticamente a prática educativa, se fortalece as metas a serem coletivamente alcançadas por toda a equipe durante o ano, e se apropria novos saberes tão “fartos” e imprescindíveis nesse início de século.

Aluno do Colégio GDV em sala de aula
Professora do Colégio GDV com alunos

No início do 2.º semestre, tem lugar a Reciclagem Semestral

Com duração de 2 (dois) dias intensivos. No decurso do ano, ocorre sistematicamente o processo de aprimoramento contínuo de professores através das Horas-Atividades Individuais, semanais, realizadas junto à Assessoria de Área/Coordenação Pedagógica, além de Horas-Atividades Grupais Mensais, onde os professores, divididos por áreas e segmentos, se encontram, sob a coordenação dos profissionais de Apoio Técnico Pedagógico, a fim de garantir a articulação das áreas, a troca entre os profissionais docentes e a formação de grupos de estudos.

Periodicamente, esta instituição promove cursos de reciclagem docente, sob os mais variados temas de interesse educacional, aqui ministrados por gabaritados especialistas deste país.

Acreditamos que investir no desenvolvimento profissional dos professores

Seja questão de sobrevivência da Instituição Escola nos dias de hoje. Urge que participemos de todos os Encontros, Palestras, Seminários, Congressos, Fóruns de Internet etc, e podemos serenamente afirmar que é exatamente isso que estamos e pretendemos continuar fazendo. Salienta-se que todas as horas de processo de formação dos profissionais e estratégias de formação em serviço promovidos por esta instituição são criteriosamente remuneradas. Além disto este Colégio mantém invulgar Plano de Carreira que incentiva e beneficia aos docentes de todos os segmentos indistintamente.

Professora do Colégio GDV com alunos

Na área de reciclagem profissional e de conhecimentos, o Colégio Guilherme Dumont Villares possui uma política que alia qualificação e inovação.

Aluna do Colégio GDV pintando em aula

Conhecer novas abordagens educacionais, criar novas estratégias e inteirar-se dos novos estudos

E paradigmas educacionais fazem parte da estratégia da escola de valorizar seus profissionais através do conhecimento das novidades, da reciclagem de conhecimentos e da troca de experiências com outros profissionais, entre outros. Inúmeras são as ações empreendidas no Colégio neste sentido, principalmente a realização das Jornadas de Reciclagem Permanentes, que ocorrem ao início de cada semestre letivo.

Ao iniciar cada ano letivo, acontece a Reciclagem Intensiva de 5 (cinco) dias

Onde se reflete criticamente a prática educativa, se fortalece as metas a serem coletivamente alcançadas por toda a equipe durante o ano, e se apropria novos saberes tão “fartos” e imprescindíveis nesse início de século. No início do 2.º semestre, tem lugar a Reciclagem Semestral com duração de 2 (dois) dias intensivos.

Professora do Colégio GDV com alunos
Bitnami