Cursos Eletivos

Coral

É conhecida a importância da música na vida das pessoas, seja no tocante à saúde, autoestima conhecimento, entre outros. A atividade do coral visa, dentre outros objetivos, estimular os seres humanos a desenvolverem talentos ou habilidades além do seu ambiente de convivência diária.

Dentro dos propósitos do Projeto Entoar, no Colégio Guilherme Dumont Villares o canto representa um veículo de interpretação e interação social.

Nas atividades práticas, este trabalho estimula o convívio em grupo e o respeito mútuo, fortalecendo as atitudes de cooperação, despertando a relação com a música de uma maneira geral.

O Coral do GDV articula habilidades que envolvem a estrutura do cantar, desde o contato com os sentimentos até o exercício de ações que aprimoram o campo físico, a prática de relaxamentos, técnicas vocais, execuções e interpretações de músicas.

O repertório do coral transita entre canções da música popular brasileira, pesquisa de canções do folclore nacional e canções populares internacionais. Participar do coral representa uma fonte de riqueza e uma troca constante de informações, elevando o senso artístico, criativo e social.

Instrumentos musicais

Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos no processo metodológico é por meio da introdução da música na escola. Isso pode ser colocado em prática de diversas formas: desde a utilização de letras nas interpretações de texto em sala, até na realização de oficinas de música e instrumentalização com os estudantes. Essas são formas de aguçar a sensibilidade, instigar a criatividade e aumentar a integração dos alunos no ambiente escolar.

Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno.

Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve.

Violão e Guitarra

Os cursos Violão e Guitarra têm como objetivo desenvolver a formação técnica, teórica e prática do instrumento, além de contribuir para a integração dos alunos com o meio social, utilizando as possibilidades de espaço e eventos decorrentes das atividades do colégio. No aspecto metodológico, são desenvolvidas técnicas de estudos respeitando o nível de evolução pessoal, incentivando o aprimoramento nas diversas etapas de desenvolvimento.

Bateria

O ensino de bateria, na música, é um dos pilares na construção da noção de conceitos importantes como: organização do pensamento criativo, disciplina física e mental, sociabilidade e atenção. Conhecer o instrumento e suas possibilidades, executar peças musicais em diferentes níveis e a introdução de diferentes ritmos musicais, são algumas das atividades que o curso oferece com atendimento personalizado.

Curso eletivo atrai cada mais jovens talentos

Além das bandas de escola, condomínio e amigos, muitos bateristas formados no curso de Bateria do GDV já se apresentaram no Projeto Cotovia – Festival da Música do GDV e em outros espaços.

Oficinas de Artes

Oficina de Artes Plásticas: Técnicas Artísticas Diversas

Estas oficinas oferecem aos alunos, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a possibilidade de desenvolvimento de seu potencial criativo. Além de propiciar às crianças e jovens o contato e a exploração de diferentes técnicas e materiais que compõem o universo das artes plásticas, as oficinas do Colégio Guilherme Dumont Villares são, por excelência, espaços de criação e de livre expressão no fazer artístico.

O contato com a produção e a atividade artística nas oficinas oferece, além do aprimoramento técnico do “jovem artista”

o contato com diferentes materiais, o uso de técnicas e o conhecimento de diversas escolas e artistas consagrados

Oficina de Desenho Artístico e Pintura

O estímulo à imersão no universo da arte tem, no aprendizado do desenho, o veículo inicial de percepção do mundo a nossa volta.

O Curso de Desenho Artístico e Pintura, com carga horária de duas aulas semanais, explora o potencial do aluno, desenvolvendo habilidades e percepções em relação aos estágios da compreensão do desenho: volume e forma (luz e sombra); equilíbrio e harmonia da composição; figura humana e anatomia geral dos seres-vivos e da natureza e perspectiva (tridimensionalidade em ambientes e objetos).

Esta oficina é essencialmente prática e visa aprofundar as técnicas de construção do desenho, o conhecimento de diferentes tipos de material e proporcionar o conhecimento aprofundado da arte.

Oficina de Cartum, Quadrinhos e Mangá

Por meio desta oficina, os alunos aprendem técnicas de desenho, criação de personagens e roteiros de histórias em quadrinhos. Neste curso, por meio de técnicas específicas de ilustração, o aluno aborda todos os segmentos de atuação de um ilustrador profissional: Arte Sequencial (Quadrinhos e suas vertentes: Mangá, Comics, tiras etc.), Cartum (do Inglês, ‘Cartoon’) e as diversas mídias (revistas, livros, mídia eletrônica, animação para cinema, vídeo e internet). Nas atividades práticas desta oficina, estimula-se a criatividade e a exploração do próprio estilo.

Oficina de Moda e Design

Nesta oficina, o aluno compreenderá o significado do design nas diferentes mídias e áreas. Na área de design, objetiva-se ampliar o olhar estético por meio das principais escolas, academias e estabelecer a comparação e diferenciação entre desenho, projeto e design, no que diz respeito à dinâmica, plástica e função de uma obra visual, baseadas nas principais escolas, academias e vertentes. A oficina de Fashion Design, Desenho de Moda ou Estilismo visa aprimorar os estudos do desenho de moda a partir da análise de material de referência, estudos de estilos e definição das coleções que serão apresentadas ao público ao final do ano letivo.

Oficina de Photoshop

O curso oferece o domínio de técnicas específicas no tratamento e recuperação de imagens e se propõe a instrumentalizar o aluno quanto ao uso de softwares dessa área. É essencial a todas as pessoas que pretendem atuar em áreas profissionais como: Web Designer, Desenho Industrial, Design Gráfico, Ilustração, Arquitetura, Artes Plásticas e Publicidade em geral. Apostilado e com uma carga horária de 30 horas/curso, divididas em dois módulos, o curso aborda no 1º módulo (15 horas), o conhecimento de todas as ferramentas e os recursos de colorização e efeitos. No 2º módulo, o curso amplia os conhecimentos das ferramentas de efeitos, utilização de camadas, canais e saídas de impressão gráfica e vídeo (CMYK, RGB e outros).

Curso de Robótica

O Curso de Robótica conta com tecnologias avançadas como o OZOBOT. As Aulas acontecem no laboratório de Robótica, uma sala especialmente planejada e equipada para o curso. Neste espaço, os alunos têm acesso a diversas matérias necessárias no desenvolvimento dos projetos específicos de cada nível. Ozobot é um mini robô capaz de seguir linhas e ler códigos de cores. Com ele, crianças de todas as idades podem aprender programação de forma fácil e divertida e para comandá-lo basta desenhar as sequências de cores no papel ou usar o aplicativo para tablets e celulares.

O Ozobot responde a uma infinidade de códigos com diversos tipos de movimentos (direita, esquerda, voltar, girar etc). Além do Ozobot, continuaremos a usar o microprocessador Arduino para desenvolver nossos projetos.

Os alunos avançados recebem um kit com um Arduino, componentes e sensores básicos que podem usar para desenvolver projetos fora da sala de aula.

Ozobot é um mini robô capaz de seguir linhas e ler códigos de cores. Com ele, crianças de todas as idades podem aprender programação de forma fácil e divertida e para comandá-lo basta desenhar as sequências de cores no papel ou usar o aplicativo para tablets e celulares.

Para alunos iniciantes, usa-se a linguagem de programação iconográfica Scratch, criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no qual, através de um sistema de arrastar e soltar, é possível criar várias programações, e, assim, diversas soluções para um mesmo problema.

MF01-6848

Na disciplina eletiva de Robótica habilidades como trabalho em grupo, cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, são muito usadas e trabalhadas nas aulas. A disciplina eletiva de Robótica é destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I a 3ª série do Ensino Médio e se desenvolve através de dois módulos: Robótica Elementar e Robótica Avançada com turmas para alunos iniciantes e avançados.

Teatro

Curso voltado para a incorporação da linguagem teatral ao processo de aprendizagem. As aulas semanais de teatro são oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio e, além do caráter cultural, amplia conhecimentos sobre a linguagem teatral, sua história e seu percurso, desde a Antiguidade aos dias atuais, desembocando em competências que estimulam a oralidade, o prazer pela leitura e a pesquisa literária. As atividades resultam no Projeto Encenando, que apresenta o resultado anual dos trabalhos nas Mostras Culturais de Artes que ocorrem ao final do ano letivo.

Treinos Esportivos

No Colégio Guilherme Dumont Villares, o esporte é visto como fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como prática por crianças e adolescentes. Ele apresenta varias possibilidades de manifestação e como instrumento pedagógico está intrinsicamente relacionado à socialização, construção de valores morais e éticos, bem como à recreação e lazer, possuindo grande importância para o desenvolvimento integral do aluno. A escola oferece, como disciplinas eletivas, treinos esportivos nas seguintes modalidades: basquetebol, futsal, voleibol e ginástica (geral, rítmica, artística, acrobática e de trampolim).

Basquetebol

O basquetebol é um esporte vibrante e dinâmico, cuja essência é o movimento. Sua prática contribui para desenvolver, na criança, os controles emocionais, psicológicos e físicos. Age de forma integrada no desenvolvimento motor, na preparação física e no desenvolvimento social e psicológico da criança e do jovem. A prática do basquetebol estabelece conexão entre todas as habilidades psicomotoras do atleta nos aspectos educacionais e sociais e ressalta que cada indivíduo é fundamental no trabalho da equipe. O basquetebol estimula o aluno a aprender sobre a importância da ação conjunta, que fortalece a formação do caráter crítico, solidário e democrático. Durante o ano letivo, a escola participa de competições intercolegiais.

Futsal (Masculino e Feminino)

Este treino tem o objetivo de aprimorar habilidades motoras específicas, contribuir no desenvolvimento das capacidades físicas, sociabilização e construção de atitudes para melhorar a qualidade de vida e formação do aluno, enquanto cidadão. Respeitando a individualidade e possibilidade de cada aluno, as aulas e treinos de futsal no Colégio Guilherme Dumont Villares propiciam o conhecimento dos fundamentos dessa prática esportiva, ampliando o grau de dificuldade de acordo com o desempenho de cada atleta. Equilíbrio, superação, cooperação, compreensão de regras e respeito à importância do técnico são algumas das metas deste treino esportivo.

Ginástica

No Colégio Guilherme Dumont Villares a Ginástica engloba todas as modalidades reconhecidas pela Federação Internacional (Ginástica Artística, Rítmica, de Trampolim e Acrobática), a dança e as atividades acrobáticas com ou sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais. Destina-se a todas as faixas etárias, sem fins competitivos. Pode ser considerada uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança e da adolescente, nos seus aspectos motor e cognitivo, além de estimular a coordenação, a confiança, a disciplina, a criatividade e a integração social, valorizando o trabalho em grupo. A Ginástica faz parte da formação integral da criança e do adolescente e está dividida em três categorias: Iniciação, Intermediária e Treinamento, quando, além dos elementos básicos da Ginástica, assimilam elementos mais específicos de cada modalidade e de grau de dificuldade maior que lhes permitem participar de competições externas e apresentações.

Vôlei

A prática do voleibol é ótima para o desenvolvimento da concentração, do espírito de equipe, da disciplina e da liderança. Por meio dos fundamentos aplicados na prática desse esporte são desenvolvidas as capacidades e as habilidades físicas dos alunos, com o estímulo adequado para cada faixa etária. Dentre as capacidades físicas trabalhadas, destacam-se a resistência muscular, a força e a potência. Outra vantagem da prática do voleibol é que, por se tratar de um esporte no qual não há contato físico com o adversário, o risco de lesões diminui muito. Durante o ano, os alunos participarão de diversas competições escolares.