Cursos

A Educação Infantil no Colégio Guilherme Dumont Villares é a primeira etapa da Educação Básica

Educação Infantil

A Educação Infantil no Colégio Guilherme Dumont Villares é a primeira etapa da Educação Básica e prioriza referenciais que apresentam um entrelaçamento entre dois grandes âmbitos, o do Desenvolvimento Pessoal e Social e o da Ampliação do Universo Cultural da criança.

Acreditamos que cada criança é um ser único que

Pensa

Sente

Observa

Reflete

e se expressa de maneira própria

Observando o mundo à sua volta, questionando e buscando explicações sobre a realidade, ela inicia o processo de elaboração de conhecimentos diferenciados. Também neste momento, a escola torna-se o primeiro espaço coletivo onde a criança socializa e aprende a viver em grupo.

IMG_1645

No Colégio Guilherme Dumont Villares, a Educação Infantil encontra-se amparada em processos pedagógicos bem definidos e estruturados, oferecendo à família uma parceria que leve ao pleno desenvolvimento do potencial e das capacidades de seu filho.

O Ensino Fundamental I tem como objetivo a criação de condições de aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade de aprender

Ensino Fundamental I

Nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Destaca-se, também, a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.

O Ensino Fundamental I compreende as séries de 1º ao 5º ano

A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental I marcam uma passagem importante na vida das crianças, pois traz uma nova dinâmica na vida escolar.

Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia.

Muitas rotinas escolares até então vividas sofrem mudanças e novas dinâmicas passam a fazer parte da vida escolar.

Preparar os alunos para as mudanças dessa realidade é um dos objetivos iniciais do Ensino Fundamental I do Colégio Guilherme Dumont Villares.

Frequentando um espaço especialmente destinado para esse segmento, os alunos do Ensino Fundamental I utilizam ambientes e instalações preparados para promover o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, e que estimulam a convivência social.

Nesta etapa da trajetória escolar, a escola deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito, enquanto que os conteúdos relativos aos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes são desenvolvidos para subsidiar a compreensão da realidade, para fundamentar opiniões, para estimular a busca da informação aliada à cooperação, o respeito e a responsabilidade com o aprendizado.

As interações entre todos e o compartilhamento das aprendizagens são valorizados, pois constituem um campo por meio do qual o mundo social guia o aluno em seu desenvolvimento.

IMG_0390

O Ensino Fundamental – I e II – do Colégio Guilherme Dumont Villares tem como objetivo a criação na escola de condições de aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.

No Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme Dumont Villares, ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II tem a duração de 4 anos e compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos. A partir do 6º ano, mudanças e permanências em relação ao Ensino Fundamental I marcam a vida escolar do aluno, pois se consolidam as rotinas de estudo, enquanto o aprofundamento do conhecimento sofre uma profunda e progressiva mudança, uma vez que os conhecimentos já adquiridos passam a ser utilizados em novos contextos e novas possibilidades intelectuais. É o momento em que, ao tomar contato com vários professores, ocorre uma sensível ampliação do mundo do aluno, alargando e diversificando suas experiências escolares.

No Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme Dumont Villares, ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender.

Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.

A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, o aluno do Ensino Fundamental II tem à disposição um diversificado currículo, uma estrutura adequada ao ensino-aprendizagem, turmas reduzidas e professores altamente capacitados. Com isso, o processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente e formalizado, potencializando aquilo que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I.

BRU_5399

Com um sistema de avaliação integral e processual, possibilita-se aos educadores perceberem as dificuldades de aprendizagem, montarem estratégias e sinalizarem caminhos para a sua superação, tornando o aluno elemento ativo de sua aprendizagem e protagonista do desenvolvimento de suas competências e habilidades.

O Ensino Médio constitui a etapa final da Educação Básica

Ensino Médio

O Ensino Médio constitui a etapa final da Educação Básica. Seu caráter de terminalidade impõe a necessidade de se desenvolver uma educação voltada para o trabalho e a cidadania, afinada com a contemporaneidade e a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor e participante do mundo em que vive. O currículo mantém as disciplinas tradicionais e é complementado por outras que possibilitam conteúdos abrangentes e interdisciplinares.

Salienta-se, ainda, o desenvolvimento da autonomia e a disposição para aprender que preparam o aluno para além dos limites impostos pelo vestibular; prepara-o para a vida futura, além de, no imediato, auxiliá-lo na construção de seu projeto pessoal de vida.

No Ensino Médio do GDV o objetivo de caráter mais imediato é dar ao aluno plenas condições de prosseguir seus estudos com uma sólida formação geral que o qualifique a cursar com bom aproveitamento as melhores instituições de ensino superior que ele vier a escolher.

Do Nível III ao 7º ano do Ensino Fundamental

Período Integral

Oportunidade de permanecer na Escola o dia todo com atividades diversificadas, acompanhamento de lição de casa e orientação para os estudos. O Colégio Guilherme Dumont Villares oferece Ensino Integral para os alunos do Nível III da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental II, atendendo às necessidades de famílias que buscam o apoio para o acompanhamento diário de seus filhos.

Em clima de tranquilidade, conforto e segurança, é uma opção para as famílias que se preocupam em proporcionar aos filhos um ambiente adequado ao desenvolvimento social, emocional, afetivo, físico e cognitivo das crianças.

O acompanhamento permanente dos professores garante período de recreação, cuidados para uma alimentação saudável, conforto e toda assistência necessária para os alunos durante a sua permanência no ambiente escolar.

Instrumento decisivo para a ampliação de repertório e para a criação de outras instâncias de formação, a Educação em Tempo Integral do GDV possui uma rotina planejada e adaptada às necessidades do curso, envolvendo, inclusive, atividades extraclasse, estudos dirigidos diários, conduzidos por professores preparados para este acompanhamento e dinâmicas que privilegiam o desenvolvimento da sociabilidade, da responsabilidade e da autonomia.

A Educação Infantil no Colégio Guilherme Dumont Villares é a primeira etapa da Educação Básica

Prioriza referenciais que apresentam um entrelaçamento entre dois grandes âmbitos, o do Desenvolvimento Pessoal e Social e o da Ampliação do Universo Cultural da criança. Acreditamos que cada criança é um ser único que pensa, sente, observa, reflete e se expressa de maneira própria. Observando o mundo à sua volta, questionando e buscando explicações sobre a realidade, ela inicia o processo de elaboração de conhecimentos diferenciados.

Também neste momento, a escola torna-se o primeiro espaço coletivo

Onde a criança se socializa e aprende a viver em grupo. No Colégio Guilherme Dumont Villares, a Educação Infantil encontra-se amparada em processos pedagógicos bem definidos e estruturados, oferecendo à família uma parceria que leve ao pleno desenvolvimento do potencial e das capacidades de seu filho.

O Ensino Fundamental tem como objetivo a criação de condições de aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade de aprender

Tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Também destacamos a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.

Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I compreende as séries de 1º ano ao 5º ano. A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental I marcam uma passagem importante na vida das crianças, pois traz uma nova dinâmica na vida escolar. Muitas rotinas escolares até então vividas sofrem mudanças e novas dinâmicas escolares passam a fazer parte da rotina das crianças. Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia.

Preparar os alunos para as mudanças dessa realidade é um dos objetivos iniciais do Ensino Fundamental I do Colégio Guilherme Dumont Villares.

Frequentando um espaço especialmente destinado para esse segmento

Os alunos do Ensino Fundamental I utilizam ambientes e instalações preparados para promover o trabalho formal de ensino, estudo e aprendizagem, e que estimulam a convivência social.

Nesta etapa da trajetória escolar, a escola deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito, enquanto que os conteúdos relativos aos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes são desenvolvidos para subsidiar a compreensão da realidade, para fundamentar opiniões, para estimular a busca da informação aliada à cooperação, o respeito e a responsabilidade com o aprendizado.

As interações entre todos e o compartilhamento das aprendizagens são valorizados, pois constituem um campo por meio do qual o mundo social guia o aluno em seu desenvolvimento.

O Ensino Fundamental tem como objetivo a criação de condições de aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade de aprender

tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores humanos; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de competências e habilidades e a formação de atitudes e valores responsáveis e construtivos; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, nesta etapa do aprendizado o aluno encontra um ambiente voltado para o desenvolvimento intelectual e cultural, favorecendo a construção do conhecimento e a formação de atitudes e valores sociais que levem ao bom exercício da cidadania. Também destacamos a consolidação e o aprofundamento do conhecimento através do estímulo à formação de hábitos regulares de estudo.

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II tem a duração de 4 anos e compreende o 6º, 7º, 8º e 9º anos. A partir do 6º ano, mudanças e permanências em relação ao Ensino Fundamental I marcam a vida escolar do aluno, pois se consolidam as rotinas de estudo, enquanto o aprofundamento do conhecimento sofre uma profunda e progressiva mudança, uma vez que os conhecimentos já adquiridos passam a ser utilizados em novos contextos e novas possibilidades intelectuais.

É o momento em que, ao tomar contato com vários professores, ocorre uma sensível ampliação do mundo do aluno, alargando e diversificando suas experiências escolares.

No Ensino Fundamental II do Colégio Guilherme Dumont Villares

Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.

No Colégio Guilherme Dumont Villares, o aluno do Ensino Fundamental II tem à disposição um diversificado currículo, uma estrutura adequada ao ensino-aprendizagem, turmas reduzidas e professores altamente capacitados. Com isso, o processo de aprendizagem torna-se mais profundo, exigente e formalizado, potencializando aquilo que vem sendo trabalhado desde o 1º ano do Ensino Fundamental I.

Com um sistema de avaliação integral e processual, possibilita-se aos educadores perceberem as dificuldades de aprendizagem, montarem estratégias e sinalizarem caminhos para a sua superação, tornando o aluno elemento ativo de sua aprendizagem e protagonista do desenvolvimento de suas competências e habilidades.

O Ensino Médio constitui a etapa final da Educação Básica

Seu caráter de terminalidade impõe a necessidade de se desenvolver uma educação voltada para o trabalho e a cidadania, afinada com a contemporaneidade e a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor e participante do mundo em que vive. O currículo mantém as disciplinas tradicionais e é complementado por outras que possibilitam conteúdos abrangentes e interdisciplinares.

No Ensino Médio do GDV o objetivo de caráter mais imediato é dar ao aluno plenas condições de prosseguir seus estudos com uma sólida formação geral que o qualifique a cursar com bom aproveitamento as melhores instituições de ensino superior que ele vier a escolher. Salienta-se, ainda, o desenvolvimento da autonomia e a disposição para aprender que preparam o aluno para além dos limites impostos pelo vestibular; prepara-o para a vida futura, além de, no imediato, auxiliá-lo na construção de seu projeto pessoal de vida.

Do Nível III ao 6º ano do Ensino Fundamental

Oportunidade de permanecer na Escola o dia todo com atividades diversificadas, acompanhamento de lição de casa e orientação para os estudos. O Colégio Guilherme Dumont Villares oferece Período Integral para os alunos do Nível III da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental, atendendo às necessidades de famílias que buscam o apoio para o acompanhamento diário de seus filhos.

Em clima de tranquilidade, conforto e segurança, o Período Integral é uma opção para as famílias que se preocupam em proporcionar aos filhos um ambiente adequado ao desenvolvimento social, emocional, afetivo, físico e cognitivo das crianças. O acompanhamento permanente dos professores garante período de recreação, cuidados para uma alimentação saudável, conforto e toda assistência necessária para os alunos durante a sua permanência no ambiente escolar.

Instrumento decisivo para a ampliação de repertório e para a criação de outras instâncias de formação

A Educação em Tempo Integral do GDV possui uma rotina planejada e adaptada às necessidades do curso, envolvendo, inclusive, atividades extraclasse, estudos dirigidos diários, conduzidos por professores preparados para este acompanhamento e dinâmicas que privilegiam o desenvolvimento da sociabilidade, da responsabilidade e da autonomia.