GDV inova mais uma vez em parceria com a Lego Education

GDV inova mais uma vez em parceria com a Lego Education

O Colégio Guilherme Dumont Villares tem pautado sua ação educativa em práticas de sala de aula inovadoras e impactantes e que contribuem para desenvolver habilidades através de novos modelos transformadores de ensino e aprendizagem que incorporam tecnologias digitais em experiências autênticas, significativas e de resolução de problemas.

Por isso, a escola adota cada vez mais uma abordagem ‘Hands-on Minds-on’ para o desenvolvimento das habilidades do século XXI, baseada na inovação, no desenvolvimento da mentalidade curiosa e na atitude de “vamos fazer”, voltadas às atividades relacionadas ao STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Por essas características, o GDV foi escolhido como parceiro da Lego Education na América Latina para a implantação do Lego Education Innovation Studio (LEIS) que tem como missão ajudar a preparar uma nova geração de professores e alunos curiosos, capazes e confiantes de se envolverem com diferentes tipos de tecnologias que os cercam todos os dias. Além de promover um maior engajamento, a iniciativa tem o objetivo de desenvolver um ethos ou uma mentalidade de ser um criador do futuro.

O GDV LEGO Education Innovation Studio será um espaço de aprendizado para todas as idades. O estúdio, multifuncional e adaptável para uma ampla gama de usos, utilizará as mais recentes tecnologias e recursos voltados para o futuro da aprendizagem.

A formalização da parceria aconteceu no mês de maio, durante a realização da BET Educar Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, quando representantes da  Lego – empresa fundada na Dinamarca em 1932, atualmente uma das maiores fabricantes mundiais de brinquedos e que através do braço LEGO® Education combina blocos LEGO, linguagem de codificação baseada em Scratch e um Hub multi-portas programável –  estiveram em São Paulo para definir a instituição que seria a referência da empresa no continente e determinaram o Colégio Guilherme Dumont Villares como principal parceiro. Na ocasião, a Prof.ª Eliana B. P. Aun, Diretora Geral do GDV, recebeu a placa que sacramentou a união com o programa LEIS (Lego Education Innovation Studio), que agora caminha para as próximas etapas, que são o treinamento, a construção da sala em si (Lego Studio) e o início dos trabalhos com essa metodologia.

Segundo Alex Paiva, gerente de produtos da Positivo Tecnologia, distribuidor oficial da Lego Education no Brasil, o GDV se credenciava como grande candidato a se tornar um dos primeiros LEIS da América Latina por conta de toda a metodologia própria criada internamente, desenvolvida ao longo de anos, o que fez toda diferença para a Lego, porque o interesse mundial da Lego Education é buscar escolas que façam algo diferente, inovador em sua ação pedagógica.

O Lego Education Innovation Studio desafia as formas tradicionais de ensinar disciplinas relacionadas a STEM, proporcionando experiências de aprendizado atraentes que vão além do livro didático. 

As escolas que estão sendo selecionadas no Brasil vão ser referências para a Lego. De acordo com Paiva, todo o trabalho a ser desenvolvido no Brasil será disseminado, tanto no país quanto internacionalmente, por meio da rede de LEIS. Para a escola abre-se uma oportunidade de contato com outras escolas da rede, como as universidades que participam do programa e, além disso, o GDV será uma escola “flagship” da Lego Education. “Vai ser bem benéfico porque todos os produtos novos que serão lançados serão testados nesse ambiente. Então, o GDV estará na ponta do mundo, de tudo que há de mais novo e moderno em termos de educação e tecnologia”.

Diferentemente da Lego Brinquedos, a Lego Education trata os blocos como uma ferramenta de aprendizagem, usando o poder da marca, o encantamento que as crianças têm com a Lego e transforma isso em aprendizagem por meio da brincadeira, o que também permite o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. No espaço LEIS, a brincadeira é como se fosse uma investigação para o aprendiz, onde ele se torna um pequeno cientista.

A escolha do Colégio Guilherme Dumont Villares como parceiro da Lego Education Innovation Studio (LEIS) se deu por alguns diferenciais da escola, como a metodologia, o carinho e o cuidado que o GDV tem com os alunos e professores no desenvolvimento de planos de aulas exclusivos, em prezar pela qualidade desse trabalho em sala de aula e as ações pedagógicas inseridas no programa da Unesco. Para Alex Paiva, isso foi fundamental.

Os cientistas e engenheiros de amanhã estão sentados em sala de aula hoje, apenas esperando para serem encorajados, inspirados e ativados. Com o estúdio de inovação, serão levantados temas STEM das páginas de um livro e trazê-los à vida. 
No Comments

Post A Comment