Carregando Eventos
Carregando Eventos

« Todos Eventos

2série_turmaAB_EM_Biologia_S

18 junho

Caros estudantes, seguem os tópicos que merecerão maior atenção durante os estudos para a prova semestral de biologia.

Biologia 1:
Capítulo 4 (Dominância incompleta, codominância, alelos letais, pleiotropia e alelos múltiplos) – neste capítulo o seu foco deve estar voltado para o padrão de herança alelos múltiplos, como esses alelos surgem e como trabalhar com questões desse tipo (coloração de pelagens em cobaias, por exemplo). Além disso, você deve entender como esse padrão de herança se relaciona com a herança do sistema ABO.
Capítulo 5: (Genética do Sangue) – aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema ABO
Capítulo 6: (Herança dos cromossomos sexuais) – atentar para os padrões das heranças ligadas ao sexo (cromossomo X). Ainda nesse capítulo, atente para a herança da cromatina sexual (cosrpúsculo de Barr) e como essa característica interfere na composição genética de machos e fêmeas de mamíferos (Sistema XY de determinação sexual)
Capítulo 7: (Lei da Segregação Independente e Interação Gênica) – ter atenção para as questões que trabalham dois ou mais genes simultaneamente e que estejam localizados em pares de cromossomos homólogos distintos. Entender como a meiose determina a segragação independente desses genes. Entender o conceito e resolver questões sobre epistasia.
Capítulo 8: (Herança Quantitativa) – entender o conceito desse padrão de herança e resolver questões. Entender que o número de fenótipos produzidos a partir do cruzamento entre indivíduos heterozigotoso é sempre igual ao número de alelos + 1.
Capítulo 9: (Genes Ligados) – entender que esse padrão de herança não obedece aos padrões mendelianos. Ter claro que o valor da distância entre os genes (em UR ou Morganídeos) no cromossomo representa, em porcentagem, a taxa de crossing over (permutação). Não esquecer de como os genes estão dispostos nas posições CIS e TRANS no cromossomo e como a meiose atua na produção dos gametas e dos respectivos genótipos quando os genes estão ligados (em linkage).

Biologia 2
Capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9
– Representar cadeias e teias tróficas (alimentares): capítulo 1
– Ciclo do Nitrogênio: capítulo 3
– Relações Ecológicas Interespecíficas: capítulo 5
– Caracteríticas bióticas e abioticas do Cerrado, Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Caatinga: capítulo 6
– Dinâmica de Populações – fatores que interferem no crescimento e na redução populacional: capítulo 8
– Sucessão Ecológica (Tipos e principais conceitos): capítulo 9

Detalhes

Data:
18 junho
Categoria de Evento:
Evento Tags:

Local

GDV – Unidade I

Organizador

Prof. Juliano Vinas Bautista De Salles
Email
juliano.vinas@gdv.pro.br