Olá pais!

Conheça também nossa lista de materiais.

O Colégio GDV oferece uma abordagem nutricional cuidadosamente planejada para atender às necessidades específicas de cada faixa etária. Na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, são fornecidas três refeições diárias balanceadas, incluindo lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, com alimentos que proporcionam energia e nutrientes essenciais. Para os alunos do segundo ao quarto ano, a cantina oferece opções flexíveis e nutritivas, mantendo o equilíbrio necessário para o crescimento e desenvolvimento.

A partir do quinto ano, o GDV oferece um restaurante completo, com um cardápio variado cuidadosamente elaborado por nutricionistas, visando não apenas atender às necessidades nutricionais, mas também proporcionar prazer na alimentação. O colégio prioriza ingredientes frescos, de alta qualidade e minimamente processados, incentivando hábitos saudáveis que perdurarão por toda a vida dos alunos.

O Colégio GDV, com mais de 40 anos de tradição, orgulha-se dos milhares de alunos que formou durante este tempo e das conquistas por eles alcançadas.

Nossos alunos ocuparam cadeiras nas principais instituições de ensino superior do país e do exterior, como USP, UNICAMP, UNESP, FGV, ESPM, MAUÁ, Harvard, Chicago University, San Diego University e Coimbra.

E são estes alunos que hoje contribuem e fazem a diferença na sociedade, tendo conquistado seus lugares de referência no mundo.

Além dos componentes curriculares exigidas pela BNCC, no GDV o aluno tem aulas de Musicalização, desenvolvimento Socioemocional, Empreendedorismo, Projeto de Vida, desenvolvimento da Cultura Maker, Cooking Class, Art Class entre outras. Provocamos o nosso aluno a ser protagonista do seu próprio aprendizado.

Desenvolvemos a prática da Metodologia Ativa, que atende a nossa realidade, amparada em valores sólidos que garantem a evolução do nosso aluno. Uma formação pedagógica em que se percebe a transversalização do desenvolvimento socioemocional e a participação em projetos que contextualizam o cotidiano, permitindo que habilidades diversas sejam conquistadas e garantindo ao nosso aluno a realização de seu sonho.

A oferta permanente de estímulos, que permitem a realização de mais e mais sinapses, favorecem uma aprendizagem mais significativa.

Um dos nossos destaques é o Laboratório MAKER, onde os alunos criam projetos relacionados à tecnologia e à cultura de inovação. Por meio de nossas aulas, exercitam a capacidade de compreender, aplicar, analisar e criar habilidades para que estejam aptos a resolverem problemas reais encontrados no seu dia a dia.

Estudar inglês todos os dias oferece uma série de benefícios que vão além da simples aquisição de uma nova habilidade. O contato com o idioma diariamente ajuda a consolidar o vocabulário, a gramática e a pronúncia, tornando o uso da língua natural e fluente. Essa prática constante permite internalizar estruturas e expressões, tendo como objetivo final a comunicação.

O contato constante com um segundo idioma também trabalha habilidades cognitivas como memória, resolução de problemas e pensamento crítico. Estudos mostram que pessoas bilíngues têm maior flexibilidade mental e mais sucesso em realizar multitarefas além da possibilidade de se conectar a uma vasta comunidade global. Não menos importante é lembrar que o inglês é a língua franca do mundo dos negócios. Ser fluente em inglês abre portas para inúmeras oportunidades no mercado.

Preparamos o nosso aluno que deseja estudar em uma universidade internacional, garantindo o cumprimento de todas as etapas deste processo; desde a escolha da universidade e do curso, até a preparação para a vida no exterior. Ajudamos o aluno a identificar seus interesses acadêmicos e objetivos de carreira, pesquisar universidades bem classificadas nos cursos de interesse, orientamos a conquistar notas competitivas e elaborar transcrições acadêmicas completas, aproximando-o da preparação para o SAT, TOEFL, IELTS.  Providenciamos as cartas de recomendação de professores e orientadores, incentivamos sua participação em atividades extracurriculares que possam fortalecer sua aplicação e, por último, mas igualmente importante, o orientamos a providenciar toda a documentação necessária.

No Colégio GDV, acreditamos que a melhor forma de estimular a percepção e o desenvolvimento do potencial dos nossos alunos é proporcionando sua participação ativa, em diversos contextos. 

Confira algumas de nossas iniciativas:

  • Projeto Considere;
  • Projeto de Vida;
  • Projeto Cotovia;
  • Projeto Fair Play;
  • Projeto de Empreendedorismo;
  • Jornada de Profissões;
  • Projeto Olimpíadas do Conhecimento;
  • Oficinas desenvolvidas em parcerias com Instituições de Ensino superior;
  • Projeto Pequeno Leitor;
  • Musical Educação Infantil;
  • Fóruns – Modelo Assembléias Nações Unidas;
  • DUMUNC – Duke University Model United Nations Conference;
  • Projeto Literário – Biblioteca Circulante;
  • Projeto Jovem Cientista – Santarém – Portugal;
  • Mostra Cultural de Teatro;
  • Premiação – Honra ao Mérito.

As atividades com foco no desenvolvimento socioemocional estimulam um ambiente que garante a interação entre todos e viabiliza repertório para a resolução de eventuais conflitos, sempre promovendo a atenção para a atenção à atitudes éticas. 

Imagine quantas experiências podem ser vividas!

Já o empreendedorismo criativo dá asas às habilidades de cada aluno: das artes à engenharia, o importante é descobrir seu caminho. Por falar nisso, cada área de conhecimento recebe uma atenção especial na Jornada de Profissões, com a presença de diversos profissionais que realizam palestras e participam de debates e talk showsmostrando a atuação nas carreiras que escolheram seguir.

Os estudos de Matemática, Física, Química e Robótica estão sempre estimulados pelas nossas participações em diversas Olimpíadas

Através da prática de diferentes  esportes, entra em cena o Projeto Fair Play, que estimula  o respeito ao outro e a prática da competição sadia e se estende para fora das quadras. 

A Gincana visa promover a integração dos alunos, através de sua  participação em competições esportivas e culturais, incluindo a apresentação de danças.

São propostas campanhas com caráter social, que mobilizam todos os alunos.

Por meio da gincana, líderes são revelados.

O Projeto Considere oportuniza a experimentação através de atividades que visam o desenvolvimento da autonomia emocional dos alunos, estimulando-os na resolução de conflitos sob uma perspectiva ética. 

As habilidades específicas surgem e oportunizam ao aluno, através de diversas vivências, reconhecer suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

O Projeto de Vida dá continuidade ao desenvolvimento socioemocional, amparando o aluno nas suas escolhas profissionais, visando segurança e assertividade.

A escola oferece Estudos do Meio que enriquecem os conhecimentos desenvolvidos em 

sala de aula, conectando-a com o ambiente externo (fotos e vídeos), privilegiando o fortalecimento

das relações, criando vínculos de amizade e respeito.

As Eletivas tem o propósito de oportunizar ao aluno a sondagem de aptidões e o desenvolvimento de novas habilidades, confirmando e revelando vocações e talentos.

Nossa ação pedagógica e formativa está embasada nos princípios apresentados pela UNESCO:

  • Cultura de paz, respeito à diversidade, equidade do ensino e  garantia de ações sustentáveis. 

Como escola associada ao PEA-Unesco (Programa das escolas associadas à Unesco) há mais de trinta anos, vivenciamos, em nossas práticas educativas, a valorização de cada um destes pilares.

O Colégio GDV valoriza profundamente as olimpíadas de conhecimento, reconhecendo seu papel crucial no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a instituição prepara seus estudantes para essas competições, estimulando a curiosidade e o aprofundamento dos conteúdos curriculares.

O empenho do GDV tem rendido frutos significativos, com nossos alunos conquistando diversas medalhas e honras ao mérito nas principais olimpíadas nacionais e internacionais. Destacam-se, por exemplo, as medalhas de ouro obtidas por estudantes do 4º e 5º ano na Olimpíada Internacional de Matemática e Conhecimento (OIMC) em 2022.

Esse compromisso com a excelência acadêmica não apenas enriquece o currículo dos estudantes, mas também abre portas para oportunidades futuras, preparando-os para brilharem em suas carreiras acadêmicas e profissionais.

O processo de admissão para o Ensino Infantil no Colégio GDV é cuidadosamente elaborado para ser acolhedor e adequado às necessidades das crianças pequenas e suas famílias. Diferentemente das séries mais avançadas, não há necessidade de realização de avaliação diagnóstica, tornando o processo mais simples e menos estressante para os pequenos.

Para iniciar o processo, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a secretaria do colégio para agendar uma visita. Durante essa visita, a família terá a oportunidade de conhecer as instalações, a proposta pedagógica e a equipe educacional.

O próximo passo envolve uma entrevista informal com os pais ou responsáveis, onde são discutidos aspectos do desenvolvimento da criança, suas necessidades específicas e as expectativas da família em relação à educação infantil.

Em seguida, a criança é convidada a participar de uma atividade lúdica supervisionada, que permite aos educadores observarem sua interação social, habilidades motoras e cognitivas de forma natural e descontraída.

Após essa etapa, a equipe pedagógica avalia as informações coletadas e, se houver disponibilidade de vagas, a família é notificada sobre a aceitação da criança no programa de Ensino Infantil do GDV.

Este processo simplificado visa garantir uma transição suave e positiva para a criança em sua jornada educacional, alinhando-se com a filosofia do GDV de proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante desde os primeiros anos escolares.