UNESCO
O Colégio GDV participa do Programa de Escolas Associadas da UNESCO. Saiba mais detalhes a seguir.
O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo como a própria Unesco
Fundado em 1953, o Programa de Escolas Associadas da UNESCO é a mais antiga Rede da UNESCO. As Escolas Associadas da UNESCO atentam-se a três áreas centrais: o desenvolvimento da cidadania global e uma cultura de paz e não violência, o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis e a aprendizagem intercultural unida à valorização da diversidade cultural e do patrimônio. Com atividades pensadas a partir dos temas anuais propostos pela UNESCO, estamos em constante atualização em prol de um ensino cidadão.
O objetivo fundamental do PEA
A Rede PEA apresenta como objetivos a construção de sociedades do conhecimento inclusivas e integradoras com apoio da informação e da comunicação; o alcance da educação de qualidade para todos e a aprendizagem permanente ao longo de toda a vida; o reforço, dimensionamento, otimização e compartilhamento de práticas educativas exemplares sob a ótica dos novos paradigmas da educação; a promoção da expressão local como farol dos ideais da UNESCO, especialmente o aprender a conviver em paz e harmonia; a contribuição para o desenvolvimento sustentável sócio-econômico-cultural, com atenção especial para as questões relevantes do século 21; a promoção da diversidade cultural e o diálogo intercultural por uma cultura de paz e o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e da Comunicação como ferramenta de mudança para melhorias na qualidade do ensino e potente instrumento integrador da Rede PEA-UNESCO.
Materiais eventual ou periodicamente produzidos pela UNESCO
Como integrante da Rede PEA, o Colégio GDV pode receber materiais educativos produzidos pela UNESCO. Adicionalmente, os projetos desenvolvidos pela GDV priorizam as propostas temáticas anuais da UNESCO.
A UNESCO busca condições propícias para um diálogo entre as civilizações, as culturas e os povos
A atuação global da UNESCO busca investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural, gerando as condições propícias para uma valorização constante das características de cada cultura na qual atua. 2013 a 2022 foi a Década Internacional para a Aproximação das Culturas para a UNESCO, que segue gerando impactos positivos com suas colaborações e contribuições.